Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura declara situação de emergência na zona rural de Coronel Sapucaia

Chuvas intensas atingiram a cidade no começo do ano
Arquivo -

Chuvas intensas atingiram a cidade no começo do ano

A prefeitura de (a 380 quilômetros de ) decretou situação de emergência na zona rural da cidade por conta das fortes chuvas do começo deste ano. 

De acordo com o decreto, assinado pelo prefeito Rudi Paetzold, na última quinta-feira (23), em janeiro e fevereiro, choveu 341,60 mm no município, provocando enxurradas, alagamentos, vendavais e inundações em rios e córregos com destruição e danificação de estradas, pontes , tubulações, e queda de poste da rede elétrica, causando danos e prejuízos públicos e privados. Famílias ficaram parcialmente isoladas sem acesso a transporte escolar, atendimento público e causando prejuízo no sistema econômico do município.

As chuvas acarretaram danos materiais nas áreas rurais do município. Foram afetadas as seguintes localidades: na Área rural: Nhu Guaçu, Cerro Perõ, Mangaí, Colônia Brasil, Três Barras, Kurussu Ambá, Ilha Lopés e Ivaé. As fazendas Nhu Guaçu, Palmeira I, Palmeira II, Palmeira III, Batatais, Renascer encontram-se parcialmente isoladas no município, impossibilitando o transporte escolar, escoamento de safra, entrada de suplemento animal.

Foi dado parecer favorável à declaração de “Situação de Emergência” pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Com o decreto, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos. (Veja o decreto

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caixa inicia pagamentos do FGTS aos trabalhadores que optaram pelo Saque-Aniversário

Num só dia, projeto celebra 45 adoções de cães e gatos em situação de vulnerabilidade

“Não vamos nos intimidar”, afirma presidente da CPI sobre oitiva com ‘donos’ do Consórcio

Namorada e grupo que matou e esquartejou jogador tem decisão de júri popular anulado

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Alcolumbre marca análise de vetos de Lula após um ano e deve ler requerimento de CPMI do INSS

Últimas Notícias

Esportes

Embalado, Brasil faz 3 a 0 na invicta Eslovênia na Liga das Nações

A equipe brasileira esbanjou concentração em quadra desde o início da partida

Esportes

Russell vence GP do Canadá de F-1 em dia de briga na McLaren; Bortoleto chega em 14º

Logo na largada, Russell manteve a ponta e abriu uma boa vantagem para Verstappen

Polícia

Preso casal que tentou matar desafeto esfaqueado em Campo Grande

Vítima permanece internada na Santa Casa e respira com ajuda de aparelhos

Polícia

Helicóptero socorre criança vítima de acidente na BR-262

A criança foi levada à Santa Casa da cidade e está sendo avaliada no setor de emergência