Por dez anos, MS outorga uso de água do aquífero Guarani para JBS

Bunge também recebeu concessão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Bunge também recebeu concessão

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão do governo do Estado, concedeu outorga de uso de recursos hídricos dos aquíferos Guarani e Serra Geral para duas grandes empresas de alimentação, a JBS e a Bunge Alimentos.

As outorgas autorizam as empresas a captarem água dos aquíferos para realização de suas atividades industriais. Ao todo, 2,2 milhões de m³ de recursos hídricos devem ser captados por ano pelas empresas, sendo que cada m³ equivale a mil litros de água.

As outorgas para cada empresa tem um um período de dez anos, de acordo com a assessoria do Imasul. A JBS recebeu autorização para captar dos aquíferos Guarani e Serra Geral, enquanto a Bunge Alimentos recebeu apenas do Serra Geral.

Ainda de acordo com a assessoria do Imasul, não há risco de contaminação dos aquíferos, uma vez que a concessão autoriza apenas a captação dos recursos hídricos, e não o despejo de resíduos.

As outorgas dos volumes de água que poderão ser captados pelas empresas leva em consideração a capacidade total dos aquíferos, para que não haja prejuízo aos mananciais, informa a assessoria.

As portarias concedendo outorga dos recursos hídricos foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (13), e assinadas pelo diretor-presidente do Imasul, Jaime Verruck.

(com supervisão de Evelin Araujo)