Só na Capital haveria três matadouros

Mato Grosso do Sul possui em torno de 12 matadouros clandestinos, de acordo com o STIAACG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de ). MS possui em torno de 12 matadouros clandestinos, denuncia sindicato

Destes, três estão localizados em Campo Grande e o os outros nas cidades de  Cassilandia, Chapadão do Sul, Corumbá, Aquidauana, Nioaque, Bonito, Rochedinho, Sidrolândia e Rochedo.

De acordo com Rinaldo Salomão, presidente do sindicato, já foram feitas denúncias a respeito destes matadouros junto ao Ministério da Agricultura e órgãos de fiscalização sanitária dos munícipios e do Estado. 

Segundo Rinaldo, a saída de grandes frigoríficos do cenário econômico de MS está dando lugar a matadouros clandestinos, com péssimas condições de higiene e que podem “prejudicar a saúde tanto de trabalhadores como principalmente dos consumidores desses produtos originários dos abates em locais e condições inapropriados”.

Segundo a denúncia, esses matadouros fornecem para o mercado consumidor local e a qualidade da carne não é confiável, pelo fato de não ter o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e por serem estabelecimentos totalmente fora de qualquer padrão aceitável.

Além disso, tem o fato dos não usarem equipamentos adequados de proteção e, a maioria dos empregados, não recebem devidamente seus direitos trabalhistas e muitos até nem são registrados pelo regime CLT.

“Como representantes dos trabalhadores em frigoríficos e nas indústrias de alimentação em geral, junto à CNTA, não poderíamos ficar calados diante da proliferação desse tipo de atividade. Ainda mais agora que a tendência é aumentar em função do fechamento de muitos estabelecimentos de grande porte”, justifica o sindicalista sobre a denúncia em que pede providências do Ministério da Agricultura e dos órgãos de fiscalização sanitária dos munícipios e do Estado.