Matrículas de ensino fundamental em tempo integral caem 46%
Censo mostra pouca adesão a modalidade
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Censo mostra pouca adesão a modalidade
As matrículas em tempo integral do ensino fundamental caíram 46% em 2016, de acordo com os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2016 divulgados hoje (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O percentual de alunos em tempo integral nessa etapa do ensino passou de 16,7% em 2015 para 9,1% em 2016. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com a Agência, no ensino médio, o percentual de alunos em tempo integral aumentou, passando de 5,9% em 2015 para 6,4% em 2016. Uma das metas do Plano Nacional de Educação é que pelo menos 50% dos alunos da educação básica estejam matriculados na educação em tempo integral até 2024.
O levantamento mostra que, atualmente, 2,8 milhões de crianças e adolescentes de quatro a 17 anos estão fora da escola. Nessa faixa etária, o ensino é obrigatório. “Quando o assunto é a educação infantil, na faixa etária adequada à creche (até 3 anos de idade) o atendimento escolar é de apenas 25,6%. O Plano Nacional de Educação propõe que o atendimento chegue a 50% dessa população. Já na faixa etária adequada à pré- escola (4 e 5 anos), o atendimento é de 84,3%”, explica a Agência.
Conforme a Agência Brasil, praticamente todos os alunos no 1° ano do ensino fundamental estão na idade adequada para a série. No 5° ano, no entanto, é “considerável” a distorção idade/série. “A taxa de aprovação no 3° ano do ensino fundamental é baixa, nesta que é uma etapa típica de um aluno de oito anos que está no final do ciclo de alfabetização”, esclarece.
Em Mato Grosso do Sul, ao todo, 12 escolas da rede do Estado de ensino irão ofertar ensino médio em tempo integral. Oito delas são situadas em Campo Grande, enquanto as outras quatro estão em Corumbá, Dourados, Maracaju e Naviraí
Censo – A pesquisa é feita anualmente pelo Inep – em parceria com as secretarias estaduais de Educação -, além de ser obrigatória aos estabelecimentos públicos e privados de educação básica. As estatísticas trazem informações sobre a realidade da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio, da educação de jovens e adultos, da educação especial, da educação em tempo integral e da educação profissional.
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.