Jovem com hidrocefalia espera há mais de um mês por exame solicitado com urgência

Agendamento foi realizado em clínica conveniada, diz HU

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Agendamento foi realizado em clínica conveniada, diz HU

Jovem de 18 anos, que sofre de hidrocefalia e faz acompanhamento por conta de tumor no cérebro, espera há mais de um mês por uma ressonância. Conforme familiares, o HU (Hospital Universitário – Maria Aparecida Pedrossian), em Campo Grande, onde o rapaz é atendido, suspendeu os exames e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) negou o segundo pedido de realização do procedimento. O HU diz que a ressonância foi agendada em clínica conveniada, já que o hospital não possui o equipamento.

“Há mais de um mês a médica fez um pedido de ressonância e disse que era urgente, ficamos esperando e nada. Informaram a minha mãe de que o hospital não está fazendo exames”, relata e irmã do paciente, que prefere não se identificar.

A jovem diz ainda que nessa terça-feira (14) a mãe solicitou um novo pedido para que levasse à Sesau, na expectativa de conseguir o procedimento ao filho, porém, teve o pedido negado pela Secretaria. 

“Minha mãe pegou um novo pedido no HU e levou na Sesau, mas quando chegou lá eles disseram que não poderiam fazer porque ele tem de estar cadastrado em um sistema de vagas. Não sabemos mais o que fazer, estamos desesperados”, desabafa. 

Em nota a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que não consta, no sistema de regulação de exames pedido de ressonância magnética para o paciente. Segundo a secretaria, a responsabilidade de inserir os pedidos de exames são as unidades de origem, no caso, o HU. A Sesau informa que os usuários que que buscam a liberação de exames, são orientados a retornem às unidades de origem para que lá sejam inseridos os pedidos no sistema. A nota cita ainda que a “Sesau acompanha todos os pedidos através do sistema de regulação e ressalta que não nega pedidos de exames a pacientes”.

HU entregou novo pedido de ressonância na terça-feiraJá a assessoria de imprensa do HU informa que o agendamento do exame foi realizado na clínica conveniada ao HU, a Unic, sem informar, no entanto a data em que o exame será realizado nem o motivo da demora.

Foi informado também que “o hospital não possui equipamento próprio de ressonância magnética e atende a essas necessidades através desse convênio com a Unic”. Ainda de acordo com a assessoria do HR, “o hospital está realizando um acordo com a Santa Casa para que esse tipo de exame seja realizado naquela unidade, enquanto o HU atenderá demandas da Santa Casa de outros tipos de exames por ele realizado”.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Nota foi divulgada no perfil oficial do Instagram do colégio (Reprodução, Meta)
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo