Interessados devem correr para não perder o prazo

Inscrições para o Enem acabam à meia noite; MS tem mais de 60 mil inscritos

Até a quinta-feira, 66 mil e 61 pessoas realizaram a inscrição. Nesta tarde, o site chegou a ficar fora do ar, após volume de inscritos. O exame é, hoje, a principal forma de ingresso nas Universidades Públicas. Em 2016 o Estado registrou 150.833, número 14% menor do que em 2015, que registrou 174,6 mil. 

A expectativa, segundo o MEC, é que cerca de 7 milhões se inscrevam para as provas deste ano. As inscrições começaram na última segunda-feira (8). As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Caso haja algum problema na hora da inscrição, os candidatos podem ligar para o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.