Governador veta projeto que proibia celulares em UTIs neonatais de MS
Deputado acredita que aparelhos expõe bebês a bactérias
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Deputado acredita que aparelhos expõe bebês a bactérias
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou nesta quarta-feira (27) um projeto de lei que proibe a utilização de aparelhos celulares em UTIs neonatais, em todo o Estado. O veto agora voltará à Assembleia Legislativa, para receber a aprovação ou reprovação dos deputados estaduais.
O projeto, proposto pelo deputado Márcio Fernandes (PMDB), incluía uma multa para quem utilizasse os telefones celulares nas UTIs neonatais. O aparelho só poderia ser utilizado fora dos prédios das unidades de tratamento, com higienização das mãos de quem o manuseasse.
Fernandes justificou o projeto com pesquisas médicas que apontam para o alto nível de proliferação de bactérias nos aparelhos celulares. Segundo um estudo da Universidade Metropolitana de Manchester, um celular possui tantas bactérias quanto uma sola de sapato.
Para o deputado, a exposição dos bebês aos aparelhos poderia causar contaminação. “Trata-se de um ambiente onde estão crianças que são super sensíveis e que estão tentando ganhar defesa imunológica, e o aparelho celular é um transmissor de contaminação que podemos evitar”, justificou.
O governador Azambuja justificou o veto alegando que a propostas “padece de vício de inconstitucionalidade formal” por legislar sobre assuntos de competência da União, como dispor acerca de atividades de instituições privadas, e cria obrigações ao Poder Executivo estadual.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.