Estado vai comprar mais jaquetas com air bags para motociclista bombeiros

Abertura de licitação foi publicada no Diário do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Abertura de licitação foi publicada no Diário do Estado

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) tornou pública, no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (8), a abertura de licitação para compra de Jaquetas com air bag para motociclistas. A sessão licitatória será aberta às 8h do dia 18 de maio.

Na última quarta-feira (3), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, foi feita a entrega e instrução de uso das jaquetas com ‘sistema de proteção pneumática’, conhecida como air bag. O material será usado por motossocorristas durante as ocorrências.

As jaquetas funcionam por meio de cilindro de ar comprimido (CO2) e inflam em caso de impacto durante eventuais colisões, o que ameniza uma possível queda do bombeiro. Os trajes especiais possuem um cabo espiral que deve ser conectado à motocicleta. Quando ocorre uma tração, em casos de acidentes, o gatilho do sistema de airbag é acionado. O tempo de insuflação das bolsas de ar fica abaixo de 200 milésimos de segundo.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, o equipamento de proteção individual é um conjunto composto por jaqueta e calça protetores internos de bioelastano. O sistema, inédito em Mato Grosso do Sul, já vinha sendo analisado desde 2015, quando foram realizados testes diretamente com os militares. As vestimentas são antiabrasivas, resistentes a atritos, e isolam a pele do motociclista em situações de derrapagem.

Além da Capital, os municípios de Dourados e Três Lagoas também têm bases de motossocorristas. Em Campo Grande, são 16 militares formados para atuarem no serviço, enquanto no interior são sete servidores em cada cidade. Em todo o Estado são registradas 1,2 mil ocorrências por mês. 

Conteúdos relacionados