Desmatamento no Pantanal foi equivalente a remoção de 10 campos de futebol por hora
Levantamento foi realizado entre 2016 e 2017
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Levantamento foi realizado entre 2016 e 2017
A Bacia do Alto Paraguai (BAP) – que formam o Pantanal -, perdeu 90 hectares de sua mata. Essa é a primeira vez que o desmatamento na planície é maior do que no Planalto, aponta levantamento da ONG ‘SOS Pantanal’ realizado em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Para se ter ideia, a conversão de área naturais para o desenvolvimento de atividades econômicas é equivalente a remoção de 10 campos de futebol por hora.
No último ano, a Bacia do Alto Taquari perdeu 495 quilômetros quadrados e o planalto 410 quilômetros quadrados, totalizando 905 mil km² convertidos para pastagem, agricultura, silvicultura, urbanização e mineração.
O levantamento mostra que o último ano obteve o menor média gradual de desmatamento em relação a 2014/2016, mas a redução ainda não pode ser comemorada, pois o avanço sobre a área já foi menor. Entre 2010 e 2012 a conversão de áreas foi equivalente a 400 km² e no período de 2012 a 2014 foi de 450 km², contra 495 quilômetros quadrados entre 2016 e 2017.
A comparação de imagens de satélite ao longo dos anos identifica áreas do Cerrado com menor densidade de cobertura vegetal e clareiras ou remoção de árvores em áreas de Floresta. Nos últimos 15 anos o Pantanal perdeu 16% de sua vegetação e o Planalto 61,1%.
A área do Pantanal está com 15,7% de pastagem, e em Mato Grosso do Sul a vegetação utilizada para a alimentação do gado, plantio de soja e algodão, ocupa a maior parte do bioma, seguido da agricultura. Corumbá é o município com maior conversão de áreas naturais para antrópica. 35.137 hectares, lidera o ranking entre os municípios mais afetados
A SOS Pantanal participa da iniciativa MapBiomas, que vai produzir mapas de uso e cobertura vegetal de todo território brasileiro de 1985 a 2017. O monitoramento da conversão da vegetação natural da Bacia do Alto Paraguai será realizado anualmente e as informações divulgadas no mesmo ano, para subsidiar o planejamento e as políticas públicas.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.