Cinco empregados em regime de escravidão são resgatados no Pantanal
Fazenda fica 240 km de Corumbá
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fazenda fica 240 km de Corumbá
Cinco homens que trabalhavam em fazenda localizada na região de Nabileque, no Pantanal de Corumbá, foram resgatados na última terça-feira (25) por estarem sendo submetidos a trabalho em regime de escravidão. Força-tarefa formada por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e da Polícia Militar participaram do resgate.
A fazenda onde os homens trabalhavam fica distante cerca de 240 quilômetros de Corumbá. De acordo com a força-tarefa, os trabalhadores viviam em barraco de madeira, sem piso e dormiam em camas adaptadas em tábuas e tijolos. No alojamento, havia ainda remédios para gado, sacos de sal, material de montaria, galinhas porcos e insetos.
Sem instalações sanitárias, os trabalhadores faziam necessidades fisiológicas no mato e tomavam banho com auxílio de mangueira, que ficava ao ar livre. O alimento deles era preparado em fogão de lata, improvisado no chão do alojamento. Cadeiras e mesa não foram disponibilizadas para os homens.
Aos integrantes da força-tarefa, os homens disseram que estavam na fazenda desde o mês passado e que trabalhavam cerca de 10 horas por dia. Praticamente não havia descanso e por algumas vezes era necessário trabalhar até aos domingos. O combinado era que os trabalhadores recebessem R$ 60 por dia, no entanto, não houve pagamento e muito menos registro em carteira.
O grupo foi retirado da fazenda. O empreiteiro responsável por intermediar a contração dos empregados, Acilino da Silva Claro, prestou depoimento à polícia e aos auditores. Ficou definido que o fazendeiro destinará R$ 24 mil para quitar salários e rescisão dos trabalhadores, além de recolher o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Concurso da Polícia Civil: Em fase final, edital deve sair no primeiro trimestre de 2025
São previstas 400 vagas sendo 300 vagas para investigadores e 100 vagas para escrivães.
Campanha de Natal do Sirpha Lar de Idosos recebe doações até sexta-feira
Neste ano são 86 cartinhas com diferentes pedidos, como roupas, calçados, perfumes e rádios
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.