Empresa russa detectou 45 mil ataques em 74 países

Os e-mails do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, estarão parados a partir das 16h desta sexta-feira (12). Em razão de um ataque maciço de vírus que atingiu ao todo 74 países, entre eles o Brasil.Ciberataque mundial faz TJ suspender serviço de e-mail nesta sexta

A Secretaria de TI, informou que o serviço ficará indisponível por precaução durante o restante do dia e que será monitorado para que, caso necessário, sejam tomadas medidas mais complexas. 

Esses ataques usam ransomware – vírus de resgate – que inutilizam o sistema ou os dados até que seja paga uma quantia em dinheiro. A empresa russa de segurança, Kaspersky, informou através de relatório ter detectado 45 mil ataques em 74 países. 

Conforme publicado no G1, os ataques afetaram sistemas de informação, computadores e telefonia de várias empresas no mundo todo. Na Inglaterra hospitais públicos tiveram cancelamentos de atendimentos e redirecionamento de ambulâncias.

No Brasil, sites do Minsitério Público e do Tribunal de Justiça saíram do ar, ainda de acordo com o G1, essa decisão foi para precaução.