Cotidiano

Bombeiro que por telefone salvou bebê engasgado reencontra a família

Menina de 10 meses brincava com uma folha de amoreira

Midiamax Publicado em 12/04/2017, às 16h25

None
tapotagem-bebe_engasgado.jpg

Menina de 10 meses brincava com uma folha de amoreira

O soldado do Corpo de Bombeiros, Guilherme das Neves Matos, de 25 anos,  que por telefone auxiliou no socorro de uma menina de apenas 10 meses, engasgada com uma folha de amoreira, no último dia 30, reencontrou a família da criança, nesta semana. Os pais são moradores de Chapadão do Sul, a 329 km de Campo Grande.

Conforme o Chapadense News, o militar serve no 7º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros da cidade.  A ligação foi feita pela mãe, que repassava as orientações ao pai da bebê.

Folha na garganta

A mãe foi buscar a menina na creche e no caminho o outro filho que a acompanhava entregou uma folha que a mãe deu para a bebê se distrair. Ao chegar perto de casa – Travessa Bela Vista – a mãe percebeu que a criança não conseguia respirar e começou a correr em direção ao marido e ao telefone mais próximo para pedir socorro.

Durante a ligação, o militar tomou o controle da situação e começou a passar as orientações de tamponagem à mãe que ia repassando ao pai até que a folha fosse expelida, normalizando a passagem do ar. Simultaneamente a guarnição que tinha se deslocado chagava para dar o suporte necessário.

O soldado limitou-se a informar que este é o trabalho do Corpo de Bombeiros em qualquer lugar do mundo. Destacou que a calma é o primeiro passo para o sucesso neste tipo de procedimento porque a tensão dos pais pode atrapalhar, o que não aconteceu nesta ocorrência. Segundo ele o casal prestou atenção nas instruções em uma situação que servirá de exemplo para que outros – fatais – sejam evitados.    

Como agir

Se o bebê não consegue chorar nem tossir, as vias aéreas podem estar fechadas, e você vai precisar ajudá-lo a voltar a respirar. Ele pode estar fazendo ruídos estranhos ou abrindo a boca sem emitir nenhum som. A pele pode começar a ficar muito vermelha, azulada ou arroxeada.  

Se estiver tossindo ou com ânsia de vômito, é boa notícia: as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas. Deixe seu filho tossir. Tossir é o método mais eficaz de desimpedir as vias aéreas. Não tente retirar o objeto com suas mãos, a menos que você consiga vê-lo ao abrir a boca da criança.

Caso o bebê não consiga se desengasgar, grite e peça ajuda a alguém para levá-los ao pronto-socorro, e comece a fazer as tentativas de desengasgo. Se estiver sozinha em casa com o bebê, tente desengasgá-lo por dois minutos e então telefone para alguém para pedir ajuda.

Jornal Midiamax