Bicicletas abandonadas são reformadas em penitenciária e doadas a crianças carentes
Cerca de 300 bicicletas foram destinadas ao projeto
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 300 bicicletas foram destinadas ao projeto
Bicicletas recuperadas pela polícia, mas que não são retiradas pelos donos, ganham uma destinação social na cidade de Três Lagoas – município a 325,8 quilômetros de Campo Grande. Elas são reformadas por detentos na Penitenciária de Segurança Média local e destinadas ao projeto social “Comunidade Educa”, que proporciona atividades esportivas, artísticas e de lazer a crianças carentes do município.
A ação é uma solução prática e com fim social que estimula a ocupação produtiva dos internos, incentivando a ressocialização, e ajuda diretamente a quem precisa. No presídio, seis internos trabalham na reforma das bicicletas, desde a desmontagem, funilaria, pintura padronizada na cor laranja e reposição de peças, além de remarcação da numeração de chassi e da identificação do projeto com colagem de adesivo. Pelo trabalho, conquistam um dia de remição na pena a cada três de serviços prestados. Os materiais utilizados são financiados com recursos do Conselho da Comunidade de Três Lagoas.
O reeducando João Pedro Vieira Calisto é um dos responsáveis pelo trabalho e comemora o fato de que as bicicletas irão ajudar crianças da comunidade. O detento ressalta que também vê no trabalho uma oportunidade de aprender uma profissão, que futuramente o ajudará quando estiver em liberdade.
Cerca de 300 bicicletas foram destinadas ao projeto de reforma por presos, que recebeu o nome de “Cidadania em duas rodas”. As primeiras 22 bicicletas reformadas serão entregues neste domingo (19), às 17 horas, na Escola Municipal Marlene Noronha, no bairro Vila Verde, onde acontece o “Comunidade Educa”, com atendimento atual de aproximadamente 200 crianças, proporcionando, nos finais de semana, aulas de capoeira, pintura, xadrez, atividades esportivas, como futebol e basquete, entre outras.
De acordo com o coordenador da “Comunidade Educa”, Luan Freitas, as primeiras bicicletas serão destinadas aos alunos que tiveram melhor desempenho escolar no ano 2016, maior participação no projeto e que acabam se destacando com relação ao comportamento. “Mas a nossa intenção é, com o tempo, atender a todos”, afirma.
Luan explica que as bicicletas não serão doadas às crianças, mas sim emprestadas, com termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis. “Se não zelarem pela bicicleta ou mesmo não se comportarem, não continuarão mais com elas”, explica Luan. “Isso é muito positivo, pois estimula que elas tenham senso de responsabilidade”, completa.
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.