Após decisão judicial, Prefeitura realiza 1ª audiência sobre Plano Diretor
Revisão do Plano foi alvo de ação judicial
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Revisão do Plano foi alvo de ação judicial
Após a decisão judicial que obrigou a Prefeitura a realizar consultas públicas acerca da revisão do Plano Diretor, a primeira audiência pública será realizada na sexta-feira (5). A audiência acontece no Auditório da Planurb (Agência municipal de meio ambiente e planejamento urbano) às 19h.
A chamada para participar do evento foi publicada no Diário Oficial do dia 18 de abril. A administração enfatizou, por meio da assessoria de imprensa, que mais 14 audiências devem ser realizadas sobre o assunto e todas serão convocadas com 15 dias de antecedência.
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), promove, no próximo 5 de maio, audiência pública para apresentação da minuta do Anteprojeto de Lei da Revisão do Plano Diretor de Campo Grande.
Entenda
O Plano Diretor é o principal instrumento de orientação para o desenvolvimento das cidades, além de servir como base para qualquer política pública municipal. Ele é regulamentado pelo Estatuto das Cidades, na Constituição Federal. A revisão do plano em 2016 foi alvo de críticas pela suposta falta de ‘democracia’ durante o processo. Quem ingressou com ação foi a Comissão de Direito Mobiliário, Urbanístico, Notorial e Registral da OAB-MS, e o motivo foi a aprovação à toque de Caixa do documento.
O inciso 4º do Capítulo 3 do Estatuto afirma que no processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantirão: “I – a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade; II – a publicidade quanto aos documentos e informações produzidos e III – o acesso de qualquer interessado aos documentos e informações produzidos”.
A ação ingressada pela Comissão Mobiliária da Ordem não abordou o mérito do conteúdo – e sim do que preconiza o inciso 4º do Estatuto. Atualmente, o Plano Diretor tem 56 artigos, a nova revisão deixou o documento com cerca de 200.
Notícias mais lidas agora
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
- Prefeita de Campo Grande aponta falta de estudos e pede suspensão de reajuste do próprio salário
- ‘Maior sauna do Brasil’: moradores de Porto Murtinho relatam como é viver na cidade mais quente do país
Últimas Notícias
Fazenda esclarece que não pretende cobrar IBS e CBS de fundos
Em nota, a pasta informou não haver a intenção de cobrar tributos extras sobre esses fundos
VÍDEO: Fenômeno meteorológico raro, nuvem funil é registrada em São Gabriel do Oeste
Nuvem funil é o primeiro estágio ou fase inicial do desenvolvimento de um tornado
Funtrab disponibiliza 788 vagas de emprego em Campo Grande na próxima segunda
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 da manhã às 17h30
Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025
Estão previstos dois leilões de até US$ 1 bilhão cada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.