Abaixo da média nacional, MS tem 70% das áreas cadastradas em sistema ambiental
Ex-deputado está na Capital para palestra
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ex-deputado está na Capital para palestra
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o ex-deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB) está em Campo Grande para palestra sobre os cinco anos da criação do Código Florestal Brasileiro. Antes do evento, Aldo falou sobre o cenário ambiental do Brasil e também revelou que 90% das propriedades do país estão inseridas no CAR (Cadastro Ambiental Rural), em Mato Grosso do Sul, o índice é de 70%.
O ex-deputado que além de ser relator do projeto que instituiu o código também já foi ministro dos Esportes, Defesa, Ciência e Tecnologia e Relações Institucionais afirmou que o Código Florestal cumpriu seu papel de garantir equilíbrio entre a produção agropecuária e o meio ambiente.
Em relação ao CAR, sistema que faz parte do processo de regularização ambiental de propriedade, o ex-deputado afirma ser o item mais importante do código criado há cinco anos. Ele lembrou que 90% das propriedades rurais do Brasil estão inseridas no cadastro.
“Fizemos esforço e foi realizado pacto que imobiliza muito o uso das áreas protegidas daqui para frente, nós temos no Brasil uma fronteira da agricultura e da pecuária muito promissoras. É preciso que se avalie como o Brasil vai assumir ou permanecer daqui por diante”, disse.
Aldo afirmou, ainda, que recentemente a África liberou 400 milhões de hectares da savana, que no Brasil corresponde ao cerrado, para a agricultura. “Enquanto a África abre para agricultura, nós estamos imobilizando todo nosso cerrado. É preciso que governo e congresso avaliem essa situação”.
No Estado
Diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ricardo Eboli, afirmou que no Estado 70% das áreas estão inseridas no CAR. Além da palestra do ex-ministro e de apresentações sobre o tema, nesta segunda-feira também haverá assinatura de quatro termos que na visão do Imasul apresentam avanço para o setor.
Entre os termos estão termos de cooperação com as prefeituras de Sidrolândia e Dourados, que passam para o município a tarefa de liberar licenças ambientais para construção de empreendimentos, outro que transforma fazenda de 150 hectares em Camapuã como área protegida, um termo que cria projeto a ser enviado para Assembleia para incluir educação ambiental como assunto a ser tratado nas escolas públicos do Estado e o último que lança Portal da Transparência Ambiental.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Aposentado em MS reverte na Justiça descontos ilegais cobrados há 5 anos
Processo segue na Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.