Ribeirinhos tiveram de deixar suas casas nesta sexta-feira

O Rio Verde, que divide os bairros da região central do município , na região norte do Estado, distante 194 quilômetros de Campo Grande, transbordou depois da chuva que teve início na madrugada desta sexta-feira (15). Com a cheia, as águas inundaram as casas e desabrigaram 20 famílias ribeirinhas.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil da cidade, Zudeli Rodrigues Machado Santana, até essa quinta-feira (14), o rio que normalmente apresenta aproximadamente três metros de extensão, está com cerca de 50 metros. A profundidade, segundo ela, não pôde ser medida até o momento.

“Não sabemos quantos centímetros está o rio. A régua que usamos foi levada pela água. Ontem estava normal, aconteceu tudo muito rápido após a chuva desta madrugada. Depois das 8 horas começamos a receber vários chamados”, relata.

A coordenadora da Defesa Civil explica que a principal preocupação é socorrer as famílias. “Temos de tirá-los de suas casas e levá-los para outro lugar. Em algumas residências a água chegou a 50 centímetros. Algumas famílias perderam roupas, móveis e até alimentos”, afirma.

Os ribeirinhos estão sendo encaminhadas para a Escola Municipal Crescencio de Abreu. Os móveis também serão retirados e levados para a quadra do colégio, enquanto as famílias ficarão provisoriamente nas salas de aula como explica Zudeli.

“Vamos deixar os móveis que conseguirmos retirar na quadra. As famílias vamos colocar nas salas de aula. Vamos abrigá-los lá até que a situação seja normalizada”, ressalta. A coordenadora observa que é possível que mais pessoas estejam em condições de risco. “Ainda estamos verificando”, frisa.

Conforme os levantamentos realizados pela Defesa Civil do município, a água atingiu os bairros Nova Rio Verde, Novo Horizonte, Santa Terezinha, Santos Dumont e Vila Figueirinha, todos na região central de Rio Verde. Até o momento os estragos não foram contabilizados.

A Defesa Civil conta com apoio das secretarias municipais de Obras, Saúde e de voluntários. Os interessados em ajudar podem entrar em contato por meio dos telefones: (67) 3292-1313 ou 3292-1561.  Confira o vídeo AQUI.