Atividades administrativas e e curriculares devem ser paralisadas

O reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir dos Santos Costa, apresentou uma resolução nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial do Estado que indica a suspensão de atividades da instituição para realização de uma assembleia na próxima segunda-feira (18), para discutir o combate ao comportamento discriminatório contra mulheres dentro da instituição.

A paralisação se dará para que toda a comunidade universitária possa participar da discussão, que foi marcada após os encaminhamentos de uma reunião no último dia 6 de abril, na UEMS de Dourados, conforme afirma o documento.

No dia 4 de abril, uma estudante da UEMS, que ocupa a cidade universitária ao lado da UFGD (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), foi estuprada dentro do campus. Várias alunas e alunos realizaram protestos pedindo por mais segurança.

As entidades disseram que reforçariam o combate à violência na instituição, principalmente a violência contra as mulheres, e realizaram debates no dia 5 e no dia 6 sobre o tema. Durante os debates, 11 metas de 13 propostas foram aprovadas entre alunos e servidores para garantir a segurança da mulher na universidade. A assembleia do dia 18 servirá para discutir, também, divergências sobre essas metas.  

(Sob supervisão de Ludyney Moura)