Reunião aumenta número de lideranças indígenas no prédio da Funai

Ocupação teve início no dia 10

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ocupação teve início no dia 10

Reunião realizada nesta quinta-feira (17) entre lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul aumenta o número de pessoas na ocupação da Funai (Fundação nacional do índio) em Campo Grande. O prédio foi ocupado no último dia 10, depois que ex-coordenador Evair Borges, foi exonerado.

Além de pedirem que o antigo gestor retome o cargo, os indígenas protestam contra a nomeação do coronel da reserva e ex-comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), Renato Vidal Sant’anna. 

Nesta manhã, mais lideranças chegam ao prédio para participarem da reunião. Até o momento não há previsão para que o local seja desocupado. Ato todo cerca de 40 representantes indígenas participam da ocupação. 

Nomeação

A nomeação foi publicada na última quinta-feira (10) no Diário Oficial da União. O coronel substitui Evair Borges, Terena que atua há 16 anos na Funai. Natural da Aldeia Lalima, no município de Miranda, ele estava na Coordenação Regional desde abril de 2014. 

O coronel Renato Vidal Sant’anna é da reserva militar. Ele autuou, entre outros locais, no comando do 23º Batalhão Logístico de Selva, sediado em Marabá, no estado do Pará.

A Coordenação Regional de Campo Grande atende as comunidades indígenas Água Limpa, Buriti, Buritizinho, Cachoeirinha, Guató, Kadiwéu, Lalima, Limão Verde, Nioaque, Nossa Senhora de Fátima, Ofayé-Xavante, Pilad Rebuá e Taunay-Ipegue.

Conteúdos relacionados

chuva