Quatro morreram por gripe em apenas um semana em MS

 Dos quatro óbitos, dois foram na Capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 Dos quatro óbitos, dois foram na Capital

Foram confirmadas quatro mortes por Gripe A e B em Mato Grosso do Sul, segundo a SES (Secretaria do Estado de Saúde). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (4), foram dois óbitos registrados em Campo Grande, um em Coxim e mais um em Três Lagoas em apenas uma semana. No total, são 9 mortes e 227 notificações pelo vírus este ano no Estado.

Em Campo Grande, foram duas mortes só na última semana, o que corresponde à metade dos casos registrados o ano todo. As vítimas foram uma mulher de 44 anos diagnosticada com H1N1 e veio a óbito no dia 29 de abril. Um adolescente de 14 anos foi confirmado por Influenza B e morreu no dia 12 de abril.

Em Três Lagoas, foi confirmada a primeira morte por H1N1 no município nesta segunda-feira (2). A mulher de 30 anos estava internada no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora desde o dia 12 de abril, mas começou a apresentar sintomas da doença no dia 30 de março. Amostras de sangue foram coletadas e enviadas à Capital para a realização dos exames, no Lacen (Laboratório Central). 

No caso de Coxim, a primeira morte pela doença no município ocorreu no dia 29 de abril. O paciente era um homem de 72 anos, que era doente crônico.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. A maior gravidade da infecção pelo vírus influenza são as complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

Alteração

No boletim epidemiológico passado, divulgado na última quarta-feira (27), um óbito registrado em Campo Grande constava para “Influenza A não subtipado”. Ou seja, não havia confirmação do subtipo da Gripe, podendo corresponder ao vírus H1N1 ou H3N2. Após investigação, a SES certificou que se tratava de H1N1, contabilizando 9 mortes pelo vírus neste ano.

Vacinação –

A Campanha de Vacinação contra a Influenza em 2016 teve início no último sábado (30) e segue até o dia 20 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão de imunização é de 80% do público-alvo, que representa 667.922 pessoas do Estado. O público que tem direito à vacinação na rede pública são as crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, população privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional.

Porém, no início da campanha não foram enviadas vacinas suficientes para suprir a população. De acordo com a SES foram enviados pelo Ministério da Saúde apenas 50% do estoque necessário para o Dia D. Segundo a superintendente geral de Vigilância em Saúde da SES, Ângela Lopes, nesta semana chegam outros 30% e na próxima semana os 20% restantes.

(Com supervisão de Mayara Sá) 

Conteúdos relacionados