Tema “Desafios da Gestão Pública”

Teve início nesta segunda-feira (9), o XIII Encontro Estadual de Escrivães e Chefes de Cartório. O presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. João Maria Lós, fez a abertura do evento, recepcionando aproximadamente 160 servidores que vieram das diversas comarcas do Estado. O tradicional encontro de Escrivães e Chefes de Cartórios é uma realização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), e ocorre entre os dias 9 e 10 de maio, no auditório do Novotel, em Campo Grande-MS.
 
Além do presidente, participaram da abertura do evento, o corregedor-geral de Justiça, Des. Julizar Barbosa Trindade, o diretor-Geral da Ejud-MS, Des. Júlio Roberto Cardoso Siqueira, e o presidente da Associação dos Escrivães e Chefes de Cartório, Aleixo Froés.
 
Para o presidente do Tribunal de Justiça, Des. João Maria Lós, “o mais relevante neste encontro é a possibilidade de os servidores terem contato entre si para a troca de experiência e de práticas realizadas em suas comarcas”. O presidente destacou, ainda, que o encontro permitirá, não só o aperfeiçoamento do funcionamento dos cartórios, como também estabelecerá rotinas, contribuindo na uniformização dos procedimentos em todo o Estado.
 
Na avaliação do diretor-geral da Ejud-MS, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, a realização deste encontro estadual vai tanto ao encontro dos anseios da presidência do quanto dos servidores, no tocante à importância destes se atualizarem, já que muitas mudanças ocorreram.
 
No primeiro dia de curso, o palestrante Henry Goettert falou sobre o tema “Desafios da Gestão Pública”. Na sequência, foram tratados outros temas atinentes ao trabalho dos Escrivães e Chefes de Cartórios, como “Diretrizes Institucionais”, ministrado pelo juiz auxiliar da Presidência, Alexandre Antunes da Silva e os discorridos por servidores responsáveis de cada área, como Central de Processamento Eletrônico: Atualidades; Projetos da Secretaria de TI; e Novas funcionalidades do SAJ: AR Digital, DJE e ATOS, além de outros temas relevantes.
 
No segundo dia (10), o palestrante da Leme Consultoria, Renan de Marchi Sinachi, falará sobre o tema “Gestão de Pessoas no Setor Público: Novas abordagens”. Também neste dia, serão abordados temas como Diretrizes atuais da Gestão de Pessoas do Poder Judiciário; Processos Julgados: Nova Rotina do SAJ e Novo Sistema para Aferição de Produtividade de Juiz Leigo e Conciliador e Automatização da Folha de Pagamento dos Auxiliares.
 
O XIII Encontro Estadual de Escrivães e Chefes de Cartório tem o objetivo de promover o alinhamento estratégico entre a administração e os gestores de cartórios, propiciando ferramentas que possibilitem a otimização dos conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à liderança, foco em resultados, motivação, gestão de equipes de trabalho, gestão por competências e impacto no ambiente de trabalho, além de disseminar os novos sistemas, recursos tecnológicos, ferramentas e práticas cartorárias que viabilizem a otimização dos trabalhos cartorários.
 
A Capacitação para os Escrivães e Chefes de Cartório de 1ª Entrância, continua por essa semana. No período de 10 a 13 de maio de 2016, será realizado, no Laboratório I de Informática da Ejud, o “Módulo de Aperfeiçoamento de Escrivães e Chefes de Cartório de 1ª Entrância”, para 25 servidores da 1ª entrância.
 
Está previsto para o próximo semestre, a mesma capacitação para os Escrivães e Chefes de Cartório de 2ª Entrância e de Entrância Especial.