Prefeitura apresenta projeto de monitoramento pluviométrico

12 pluviômetros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

12 pluviômetros

Daqui a alguns anos, a Prefeitura de Campo Grande saberá, com base em dados precisos, quais tipos de obras deverão ser executadas para solucionar problemas de alagamentos na cidade. Esse planejamento já vem sendo feito, a partir da instalação de 12 pluviômetros de um total de 52 a ser instalados em todas as bacias hidrográficas do município. O projeto está sendo apresentado por profissionais do Planurb, na Construction Expo – Feira e Congresso Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, evento realizado em São Paulo de hoje até sexta-feira (17).

Na programação da feira, a Prefeitura foi convidada para participar do Pavilhão das Cidades, no qual painéis fotográficos ilustram e informam sobre os cases participantes do evento. O convite feito a Campo Grande era para que apresentasse um projeto inovador. Segundo a arquiteta Vera Bacchi, servidora do Planurb que participa da feira, os técnicos avaliaram que esse seria um projeto de inovação para que os participantes conhecessem.

“Algumas cidades possuem pluviômetros, mas não na quantidade e na extensão que Campo Grande vai ter”, afirmou Vera Bacchi sobre o trabalho que está sendo feito na Capital. A arquiteta disse, ainda, que o equipamento não impedirá as enchentes. “Daqui a alguns anos, nós saberemos exatamente que obras executar, com base nos dados armazenados pelos pluviômetros”, observou. Será possível saber em quanto tempo e com qual quantidade de chuva, formam-se os alagamentos. Com estas informações, o planejamento de obras terá, de acordo com os técnicos, amplas possibilidades de sucesso.

O evento – O Cidades em Movimento está reunindo especialistas nacionais e internacionais e proporcionando uma visão abrangente sobre como as cidades podem se tornar ambientes mais humanos e acessíveis. No evento, estão reunidos gestores públicos, da iniciativa privada e de organizações da sociedade civil, entes que, de acordo com os organizadores, são fundamentais para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações, com inclusão social e crescimento econômico.

Conteúdos relacionados