Arrecadações serão destinadas ao Asilo e à Afrangel

Inspirados no tema – “O farmacêutico além do balcão: integração profissional” – escolhido para a XXI Jornada Acadêmica de Farmácia, estudantes do quarto e quinto ano da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se uniram para arrecadar alimentos e fraldas. As doações serão convertidas em ingressos que garantem a participação no evento e nas oficinas que ocorrem a partir desta segunda-feira (21).

Professora responsável por conduzir os alunos à frente da organização, Luciana Miyagusku, explica que nos anos anteriores, as taxas de inscrição e de minicursos eram utilizadas para ajudar a custear formaturas, mas que neste ano o tema influenciou os alunos que apostaram na solidariedade.

“A jornada é sempre um evento de mobilização dos acadêmicos e esse grupo em especial tem esse espírito colaborativo e quis inovar. Geralmente as jornadas arrecadavam verbas para formatura, mas esse grupo procurou mudar a forma de condução para que o evento não fosse só dos alunos do último ano e tivesse esse viés social”, declara. 

Austeclínio Vicente Ferreira de Macedo Moraes, de 23 anos, é acadêmico do quarto ano de Farmácia e um dos 13 organizadores. Ele diz que até o momento foram realizadas 130 inscrições para a jornada acadêmica e outras 70 para os minicursos. 

Questionado sobre as arrecadações, o estudante diz que até o momento não é possível fazer uma estimativa. “Não sabemos porque ao invés de doar um quilo de alimento a pessoa pode, por exemplo, ter levado um pacote de arroz de cinco quilos em troca de uma inscrição. Então são cinco quilos de alimento para um ingresso”, justifica.

As inscrições foram encerradas na internet, mas ainda poderão ser realizadas no local, pouco antes do evento que terá início às 8 horas de amanhã.

A XXI Jornada acontece nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no auditório de multiúso da UFMS. Os alimentos arrecadados serão entregues na Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas) e no Asilo São João Bosco.