Índices devem ficar em grau de perigo potencial

O (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para baixa umidade do ar nas regiões leste, sul, Sudoeste e centro-norte do Estado. O alerta começa a valer a partir das 11 horas deste domingo (10) e vai até às 17 horas da terça-feira (12). Conforme o Inmet, há risco leve à saúde com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. 

Com a baixa umidade, são recomendados cuidados especiais com crianças e idosos. No entanto, o mal-estar causado pela baixa umidade pode ocorrer com pessoas de qualquer faixa etária.

A Organização Mundial de Saúde considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, a recomendação é suspender a prática de atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, evitar o uso do ar-condicionado, fazer refeições leves, usar protetor solar em abundância e umidificar o ambiente, com aparelhos umidificadores ou toalhas molhadas.

O organismo é composto por, aproximadamente, 70% de água e, principalmente nesta época, é fundamental ter cuidado com a hidratação. Por isso, a pessoa deve se hidratar bem, preferencialmente com água, sucos naturais e água de coco.