Data das provas não foi alterada

A (Universidade Federal da Grande Dourados) prorrogou, em razão do fim da greve dos bancários, para o dia 19 de outubro o prazo de pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular 2017. O valor da guia é de R$ 80.

O cronograma anterior tinha a data desta segunda-feira (10) como data limite para o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União).

A mudança da data de pagamento da guia não altera o dia de realização das provas que serão aplicadas em 20 de novembro, nos períodos matutino e vespertino, em Dourados e em Campo Grande.

São 962 vagas distribuídas disponíveis em 32 cursos de graduação, com duas opções de ingresso: acesso universal e reserva de vagas. 

Cotas Sociais

No Vestibular 2017, a UFGD oferece 490 vagas na reserva para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e 472 para ampla concorrência. Isso porque cursos com número ímpar de vagas, como o de Direito, por exemplo, que tem 27 vagas, destinam a parte maior para a reserva, ficando então 13 vagas para ampla concorrência e 14 para a reserva de vagas.

Dentro da reserva para estudantes de escolas públicas, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um 1,5 salário-mínimo per capita e a outra metade para renda familiar superior.

As vagas reservadas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas em proporção no mínimo igual à soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, apurado segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Se não houver candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão ocupadas por candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O candidato que não optar, no ato da inscrição, por participar do sistema de reserva, ainda que atenda às exigências, concorrerá apenas pelo sistema universal.

Obras

A lista de obras que serão cobradas no Vestibular 2017 contém 12 livros, 7 filmes, 3 contos, 2 poemas e 1 peça teatral. As obras foram divulgadas previamente, ainda em abril de 2016, com o intuito de ajudar na preparação do candidato e facilitar o planejamento e abordagem que os professores usam em sala de aula.

Dentre os títulos, há obras regionais, como Margem de Papel (Emmanuel Marinho); nacionais, como O Menino e o Mundo, filme indicado ao Oscar 2016; Em Nome da Lei, longa filmado em Dourados; e clássicos como Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez. Para conferir a lista completa, acesse o link:http://cs.ufgd.edu.br/.