Homem denuncia falta de pagamento do consórcio Vollkswagen
Ele vendeu o carro para o contemplado pelo consórcio, mas não recebeu pelo valor
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ele vendeu o carro para o contemplado pelo consórcio, mas não recebeu pelo valor
O motorista Marcos Paulo Martins da Silva, de 35 anos, denuncia que não recebeu pela venda de um carro do consórcio Volkswagen. Segundo ele, o carro foi vendido no dia 15 de abril por carta de crédito e o pagamento deveria ter saído 5 dias úteis após a venda. Porém, 26 dias depois, o homem ainda não recebeu nenhum valor.
Segundo Marcos Paulo, a pessoa foi contemplada pelo consórcio no dia 29 de março. “Depois disso, o consórcio pediu para que esse cliente procurar um carro para receber a carta de crédito. Aí ele encontrou o meu carro. Depois o consórcio pediu para gente reconhecer firma no cartório, autenticar documento, assinar contrato, tudo. Aí no dia 15, eu já deixei o carro com o cliente porque falaram que tava tudo certo. Só que agora a pessoa tá com o meu carro e eu não recebi.”, explica.
A empresa, no entanto, explica que o pagamento é feito pelo Banco Volkswagen, e seu papel é apenas enviar o documento do cliente e encaminhar para o banco pagar. De acordo com a empresa, o pagamento não foi realizado ainda porque encontraram restrição no nome do contemplado. Não satisfeito com a justificativa, Marcos Paulo diz que tinha que ser feito uma análise criteriosa antes de fechar negócio.
Em casos como esse, a orientação é procurar o Procon (Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor), com documentos pessoais e o contrato, para registrar a queixa. Após isso, o órgão irá apurar a reclamação e, para isso, entrará em contato com a empresa para questionar sobre o problema.
Se o problema não for solucionado, instaura-se um processo administrativo e a demanda passa a ser chamada de “reclamação fundamentada”. O prazo para resposta é de 120 dias corridos e o órgão pode convocar uma audiência presencial entre o consumidor e o fornecedor para tentar um acordo ou, ainda, notificar novamente a empresa para que ela apresente uma resposta conclusiva sobre a reclamação.
Como funciona um consórcio?
Autorizada para funcionar, uma administradora começa a reunir grupos de pessoas interessadas em comprar um veículo. Cada participante deve pagar parcelas mensais para o grupo, formando uma espécie de caixa coletivo. Através de sorteio, pelo menos um dos participante ganhará uma carta de crédito com o montante reunido pelo grupo. Esse montante atende a compra de um carro.
(Com supervisão de Mayara Sá)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Polícia Federal prende general Braga Netto durante operação neste sábado
Preso em operação foi vice do ex-presidente Jair Bolsonaro na chapa de 2022
Polícia identifica piloto de moto assassinado a tiros por garupa no Universitário
Motorista de Corolla teria se aproximado e dado apoio ao autor dos disparos
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.