Proferida por professor-doutor em Direito Público

Os Gestores escolares da Reme (Rede Municipal de Ensino) participam de encontro de formação sobre direitos humanos e cidadania. O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed)  nesta quarta-feira (25.05) em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul debateu  questões sobre igualdade, direitos humanos, respeito e cidadania.

O evento foi organizado pela Divisão de Educação e Diversidade por meio do Núcleo de Educação de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Semed.  Segundo o Superintendente de Políticas Educacionais da Semed, Ricardo Leite Albuquerque o momento é importante para levantar questões sobre a igualdade, principalmente, porque vai ao encontro da situação político-social em que se encontra o país. “Considerando o que estamos vivendo no Brasil e no mundo o cenário atual é uma situação que preocupa. 

Palestrante

A palestra foi proferida pelo professor-doutor em Direito Público, Acelino Rodrigues Carvalho que pontuou questões que envolvem étnico-raciais e de gênero para diretores e equipes pedagógicas das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Para o diretor da Escola Municipal Padre Heitor Castoldi, Lauro Cristiano Guedes, as discussões acerca do tema contribuem para a discussão de questões étnico-raciais e de gênero às salas de aula pelos professores. “Esse debates têm de estar presentes no nosso dia a dia da escola, porque o preconceito ainda existe”, explicou. 

Segundo a coordenadora da Escola Municipal Padre José de Anchieta, as mudanças começam nas atitudes. “Esse momento é muito importante tanto para a escola como para os alunos. Ainda há situações de discriminação, bullying e isso precisa ser combatido”, pondera.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Leila Machado, a escola é o local para as discussões. “Nossa preocupação é  na formação do cidadão. Por isso a importância das discussões que contribuem para alicerçar o trabalho dos nossos professores, refletindo em sala de aula”,  destacou. 

Segundo Leila, a orientação do  prefeito Alcides Bernal é buscaar incessantemente levantar essa bandeira para abolir todo e qualquer tipo de discriminação”, disse Leila Machado.