Ele terá de recuperar a área degradada

O dono de um pesqueiro em Terenos, município a 28 quilômetros de Campo Grande, foi autuado por crime ambiental e multado em R$ 5 mil, depois de construir uma estrada para chegar ao rio Aquidauana. A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi até o local na manhã desta segunda-feira (28) e o infrator, que não foi identificado, terá de apresentar plano de recuperação da área degradada.

Para abrir a estrada, o proprietário utilizou máquinas e motosserra, para a limpeza da área de seis metros de largura por 150 metros de comprimento. Além disso, duas árvores foram cortadas.

Em áreas de preservação permanente (mata ciliar), como a área degradada, o correto é deixar 100 metros de distância da margem do rio. Com isso, o total de mata ciliar afetado chegou a 600 m². Segundo a PMA, toda a ação ocorreu sem autorização ambiental.

As atividades foram interditadas e, além da multa, o dono responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de um a três anos de detenção. Ele poderá recorrer das acusações.