Detran desmente os boatos: boletos de IPVA são verdadeiros

  Especulações já afirmam que os boletos são falsos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 

Especulações já afirmam que os boletos são falsos

Os boatos que afirmavam, no último ano, que os boletos recebidos pelos contribuintes do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) eram falsos já começam a circular em Mato Grosso do Sul. O Detran (Departamento estadual de trânsito) esclarece: para alegria ou tristeza, os boletos são sim verdadeiros. O departamento divulgou nota no site.

“Os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 já estão chegando nas residências dos contribuintes de todo o Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a exemplo do que ocorreu no ano passado, novos boatos dão conta de que os boletos seriam falsos. A informação não é verdadeira. A secretaria reforça que todos os contribuintes estarão recebendo as guias de recolhimento até a primeira quinzena de dezembro”, afirma

A antecipação do envio, segundo o governo, é para que os contribuintes se planejem. Conforme explicou o secretário de fazenda, Marcio Monteiro, O pagamento do tributo só vence em 31 de janeiro de 2017, “tanto para pagamento à vista quanto parcelado”.

“Para economizar, os boletos continuam sendo emitidos em preto e branco. Dados da Secretaria de Fazenda apontam uma economia de pouco mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos estaduais com a medida”, explica o Detran.

O formulário independente da opção do contribuinte de pagar à vista ou em até cinco vezes e tem o mesmo padrão. Quem pagar à vista tem o abatimento de 15% no valor total apurado.

Já quem for parcelar, as datas de vencimento serão 31 de janeiro para a primeira parcela; 24 de fevereiro para a segunda; 31 de março para a terceira; 28 de abril para a quarta e a última vence em 31 de maio.

Serviço

Em caso de dúvidas, a Sefaz orienta os contribuintes a conferirem o boleto por meio do site, conforme os passos a seguir:

1 – Acesse o site www.sefaz.ms.gov.br
2 – Clique no banner IPVA
3- Clique em Conferir IPVA 2017
4 – Informe o Tipo de identificação RENAVAM
5 – Informe o numero do RENAVAM
6 – Informe o número do DAEMS no campo DOCUMENTO localizado na parte interna da Guia
7 – Clique em AVANÇAR.

Quem preferir pode procurar uma agência fazendária de seu município ou ainda a Unidade de Acompanhamento e Arrecadação de Outros Tributos em Campo Grande, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 858, Vila Glória. A Sefaz alerta que não existe conferência no site do Detran.

Conteúdos relacionados

chuva