Conselho de Segurança Alimentar recomenda direito à comida a índios de MS
Outras nove recomendações foram elaboradas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Outras nove recomendações foram elaboradas
O Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) encaminha nesta quinta-feira (15) dez recomendações aos poderes públicos de Mato Grosso do Sul a respeito da situação dos índios guarani-kaiowá. Entre as questões debatidas, salta aos olhos a recomendação de um direito básico, o acesso à comida. Na recomendação, é pedido que sejam fornecidas cestas de alimentos em áreas de ocupação, além da garantia ao direito de ir e vir dos índios.
As considerações focam, sobretudo, em áreas de conflito. O documento destaca que os guarani-kaiowá enfrentam “situação calamitosa e diversas violações do direito humano à alimentação adequada, inclusive de crianças e idosos”.
O Consea afirma que as “as áreas de retomada e acampamentos indígenas da etnia Guarani e Kaiowá estão em situação de maior vulnerabilidade”.
As sugestões, relacionadas à alimentação e questões sociais, foram aprovadas na missão feita pelo órgão entre os
dias 29 de agosto e 2 de setembro deste ano.
O órgão afirma, ainda, que a não demarcação das terras reivindicadas é um dos principais fatores que contribuem para a insegurança alimentar, já que muitas políticas públicas, como o auxílio no cultivo de alimentos para subsistência, só são possíveis com a regularidade das terras.
O documento encaminha as recomendações a órgãos do poder público estadual, como a Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social, além de instituições federais como Ministério da Justiça, MDSA (Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário), Funai (Fundação Nacional do Índio), STF (Supremo Tribunal Federal) e CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A missão foi liderada pela antropóloga Maria Emília Pacheco presidente do Consea, e contou com conselheiros indígenas, assessores técnicos, indigenistas de órgãos como Funai, Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e representantes de comunidades guarani-kaiowá do Estado.
(Sob supervisão de Evelin Araujo)
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.