Cotidiano

Chuva danifica estradas e Itaquiraí tem decreto de situação de emergência

Município fica a 400 quilômetros de Campo Grande

Joaquim Padilha Publicado em 25/11/2016, às 12h21

None
erosao_itaquirai.jpg

Município fica a 400 quilômetros de Campo Grande

O governo do Estado decretou situação de emergência em partes das áreas urbanas e rurais do município de Itaquiraí, localizado a cerca de 400 quilômetros ao Sul de Campo Grande, devido às fortes chuvas que incidiram sobre a região entre o fim de outubro e o início de novembro.

De acordo com boletins repassados à Defesa Civil Estadual pelo município, houve enorme danificação de ruas, avenidas e redes de drenagem. Pontes foram parcialmente destruídas, assim como bueiros e estradas e rodovias, estaduais e municipais.

Os danos às estradas causaram prejuízos como a paralisação das aulas da rede municipal de ensino nas áreas rurais de Itaquiraí. A dificuldade em se locomover por conta dos desastres também afetou o atendimento profissional da Defesa Civil Municipal e de outros órgãos que poderiam socorrer a população, nas regiões Guassu, Santa Rosa, Indaiá, Indaiá/Sul, Indaiá Barranca, Acesso Takamavi, Fazenda Três Rodas e Cascalheira.

Os relatórios também apontam prejuízos no escoamento da produção agropecuária e leiteira de Itaquiraía. O parecer técnico expedido pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil foi favorável à declaração de situação de emergência.

Com o decreto, durante 180 dias voluntários da Defesa Civil Estadual deverão fazer campanhas de arrecadação de recursos para as comunidades afetadas, além de prestar serviços de restauração e reconstrução das estruturas destruídas.

O decreto foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado, na página 4, e assinado pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

(sob supervisão de Evelin Araujo)

Jornal Midiamax