Retorno das eletivas acontece nesta terça

As cirurgias de emergência suspensas desde o último dia 3, no HU () foram retomadas nesta segunda-feira (9), porém as eletivas, só retornam amanhã (10), conforme a assessoria do hospital. Na semana passada, um ofício da Gerência de Atenção à Saúde encaminhado ao Núcleo Interno de Regulação e ao Centro Cirúrgico paralizou os procedimentos por falta de insumos e medicamentos.

O documento ressaltou a grave crise financeira e, além dos setores internos do hospital, também alertou o MPE (Ministério Público Estadual), o CRM/MS (Conselho Regional de Medicina), a CERA (Central Estadual de Vagas) e ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A assessoria do hospital confirmou a paralisação temporária, na última sexta-feira (9), mas não informou quantas cirurgias eletivas e de emergências foram canceladas e, nem para onde os pacientes seriam transferidos.

Porém, ressaltou ao Jornal Midiamax que o repasse de recursos da contratualização do Sistema Único de Saúde (SUS) junto à Secretaria Municipal de Saúde está defasado há oito anos e pontou que pelo atendimento seguir acima da capacidade, resulta na escassez de insumos e a falta de recursos para reposição de estoques.

(Sob supervisão Marta Ferreira)