Corte de cabelo e distribuição de mudas estão entre os serviços

A Prefeitura de Campo Grande oferece vários serviços sociais neste sábado (30) aos moradores da região oeste na Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, no Bairro Zé Pereira.

Na área da saúde, são oferecidos serviços de cadastro do Cartão SU, avaliação nutricional, farmácia, planejamento familiar, coleta de preventivo, triagem, imunização, atendimento médico, serviço de ultrassom, odontologia e participação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

“A região sente a presença da prefeitura no bairro. É um momento importante ao moradores, porque todos as secretarias vem e eles tem oportunidade de aproveitar”, afirma o assessor da Prefeitura, Paulo Pedra.

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) oferece serviços de emissão da primeira via da Carteira de Trabalho, ofertas de empregos, encaminhamento ao mercado de trabalho e orientação para concessão de microcrédito.

Janaína dos Anjos Silva, 31 anos, está desempregada desde setembro e aproveitou a oportunidade procurar por uma vaga na Funsat. “Todo trabalho está impecável. Eu passei pelo ginecologista, fiz preventivo, agora vim ver se tem uma vaga para auxiliar de limpeza”, disse.

O evento também conta distribuição de mudas de crotalária, planta usada para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Nós trouxemos mudas de várias plantas, pitanga, romã, jacarandá, ipê, dama da noite, e outras. São todas do viveiro municipal, plantas que ajudam na arborização da cidade”, explica José Maria de Oliveira, supervisor da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

A Banda da Guarda Municipal também esteve presente. “A farda acaba distanciando. O intuito é aproximar a população da Guarda Municipal”, afirma Adiel Lima da Silva.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública ainda faz exposição de equipamentos e veículos e também do ônibus do programa ‘Crack é possível vencer’. Os participantes tem oportunidade de conhecer todo o esquema de trabalho desenvolvido pela Defesa Civil. “A gente atua em três frentes, Saúde, Educação e Segurança. Nós vamos ficar no Guanandizão, e caso alguém peça ajuda, nós entramos em contato com a equipe que encaminha ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial)”, explica Tomaz, chefe da operação na região. O projeto de combate ao uso conta dois carros, duas motos e ônibus.

“A Secretaria de Saúde veio com dois ônibus oferecer atendimento básico odontológico, limpeza, restauração, extração simples. Se necessário mandamos para outras especialidades”, disse Dagmar da Silva.

Também há espaço para a criançada, com oficina de desenho, contação de histórias e pintura facial. “Eu soube da ação, e resolve vir. Também trouxe minhas filhas”, cita Cristina Silva, 39, professora. A colega de profissão Márcia dos Santos, 45, também foi ao evento. “Viemos conhecer, eu gostei bastante. Já me informou sobre a carteirinha de idoso para estacionamento. Muito bacana, agora já sei quais documentos preciso levar”, destaca.