A cada quadra, velocidade muda de 30 para 40 km/h

Um empresário do município de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, postou na última sexta-feira (4) em sua página pessoal no Facebook um vídeo um tanto curioso. Nas imagens o empresário destaca o limite de velocidade registrado nas placas na principal avenida da cidade, a Avenida Guaicurus.

O que chama a atenção no vídeo é que ao longo da avenida a velocidade permitida para a via registrada nas placas muda várias vezes em poucos metros. A primeira placa registrada no vídeo marca 30 km/h, mas poucos metros depois outra placa já mostra 40 km/h, velocidade novamente alterada algum tempo depois por outra placa.

No decorrer do vídeo, que tem 1 minuto e 47 segundos de duração, o empresário filmou 8 placas marcando velocidade máxima de 30 quilômetros por hora e 9 marcando 40 km/h. Ele destaca na legenda que estava “tentando andar segundo as placas de limite de velocidade na duplicação da Av. Guaicurus em Dourados/MS”. O vídeo já tem mais 800 compartilhamentos e dezenas de comentários.

Algumas pessoas que comentaram levaram o fato na brincadeira. “Deveria estar sobrando placas, aí resolveram colocar todas independentemente da velocidade”, diz uma moradora da cidade.  “Teste de frenagem e aceleração constante… Não entenderam que isso foi feito para nós treinarmos?”, diz outro comentário.

Mas a maioria dos moradores que comentou o vídeo não achou muita graça e críticas ao governo pela elaboração das obras na avenida não faltaram. “É uma forma de justificar os horrores de dinheiro que eles gastaram nesta rodovia que ficou uma droga” e “Demora séculos pra ficar pronta e sai um serviço ridículo desses. Nosso dinheiro sendo jogado no lixo, fora os desvios” são alguns dos comentários da população que cita até a Operação Lama Asfáltica como justificativa para esse “absurdo”.

Duplicação

A duplicação da Guaicurus começou em setembro de 2013, com investimento previsto de quase R$ 30 milhões. A obra deveria ter sido entregue em dezembro de 2014, mas houve constantes atrasos, muitos atribuídos aos longos períodos de chuva. A rodovia liga o centro da cidade aos campi de duas universidades públicas, ao aeroporto e ao quartel do Exército.