Vale Universidade vai oferecer novas vagas para bolsas com edição de Inverno
O Programa Vale Universidade foi instituído como Lei em 2009, mas já existia em gestões anteriores
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Programa Vale Universidade foi instituído como Lei em 2009, mas já existia em gestões anteriores
Será lançado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (19) às 13h30 no Palácio Popular da Cultura, a 1ª Edição de Inverno do Programa Vale Universidade, que vai disponibilizar de forma inédita novas vagas. O lançamento será feito pela vice-governadora e secretária do Sedhast (Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Rose Modesto.
O evento acontece durante o 1° Encontro Estadual dos Acadêmicos Beneficiários dos Vale Universidade e Vale Universidade Indígena, que reunirá os acadêmicos da Capital e interior, que recebem o benefício social.
Aproximadamente mil acadêmicos estão confirmados para o evento: 560 só de Campo Grande e o restante dos alunos de Amambai, Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá. Reitores de universidades também estarão presentes. Para encerrar o evento, haverá show com a dupla Gilson e Júnior.
“Investir na formação acadêmica da nossa população é caminho mais curto para avançarmos enquanto sociedade. Este será um grande passo. Vamos ampliar a oferta de vagas anual, com dois processos seletivos para novos alunos em 2015. Abrimos as inscrições para o verão e agora abriremos também para o inverno”, descreve Rose Modesto, secretária da pasta que gerencia o Vale Universidade, por meio da Superintendência de Projetos Especiais (Suproes).
O Programa Vale Universidade foi instituído como Lei em 2009, mas já existia em gestões anteriores. O objetivo maior é auxiliar os estudantes já matriculados em instituições do ensino superior que não possuem renda para custear as mensalidades. Em contrapartida o acadêmico deve dispor-se a estágio com 4 horas diárias, 5 dias na semana, em órgãos públicos e OnGs.
Hoje, o programa atende 1.467 alunos em universidades e faculdades de todo o Mato Grosso do Sul. O governo do Estado custeia 70% do valor da mensalidade; 20% é de responsabilidade da instituição de ensino e 10% é a contrapartida para os alunos. Além de entidades privadas, o programa também atende acadêmicos de universidades públicas com repasse de valor para despesas do estudante. O valor é calculado pela média da mensalidade do curso em outras universidades.
Convênio e Banco de Vagas
Em 2015, durante o Processo Seletivo de Verão, o Programa Vale Universidade bateu recorde de inscrições: recebeu 3.460 enquanto no ano anterior, houve 2.388 inscritos. “Percebemos que a demanda está muito grande e agora os estudantes também têm a informação de que existe o programa do governo do Estado”, descreveu a superintendente de Projetos Especiais da Sedhast, Gisele Niacini.
Além de abrir vagas para mais estudantes, outra saída encontrada pela nova gestão do Vale Universidade é a assinatura do Termo de Cooperação com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) que vai funcionar como banco de vagas para aqueles acadêmicos que não conseguiram o benefício por meio do cruzamento de informações dessa lista de nomes com oportunidades de trabalho.
“A partir da assinatura desse convênio temos a possibilidade de inserir esse acadêmico no mercado de trabalho por meio do CIEE, que além de reunir oportunidades de trabalho, ainda oferece cursos on-line. Assim, o acadêmico pode encontrar mais uma saída para pagar seus estudos e ainda qualificar-se com os cursos”, acrescenta a coordenadora do Vale Universidade, Karla Sandin.
Cronograma
O processo seletivo de inverno estará aberto entre os dias 3 de julho a 3 de agosto. No dia 5 de agosto, será divulgada a lista de pré-habilitados e entre os dias 10 a 13 de agosto, o acadêmico deve apresentar a documentação exigida. “A primeira mensalidade já será paga no mês de agosto”, assegura Rose Modesto.
Para candidatar-se ao Vale Universidade, o acadêmico deve estar matriculado em instituição de ensino no Estado que tenha convênio com o programa. Em MS, a grande maioria das instituições estão conveniadas com exceção dos cursos à distância.
O aluno deve ter renda individual máxima de R$ 1.448,00 enquanto a familiar não pode ultrapassar R$ 2.896,00. A lista de documentos será disponibilizada em edital nos dias apontados para inscrição no site: www.sedhast.ms.gov.br.
Serviço – Para mais informações telefonar para (67) 3318-4146 ou 9922-0504 (Michelle Rossi, Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.