Usina de Triagem de Resíduos é inaugurada em Campo Grande
A usina tem capacidade de processar diariamente 12 toneladas de resíduos sólidos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A usina tem capacidade de processar diariamente 12 toneladas de resíduos sólidos
Foi inaugurada nesta sexta-feira (14) pelo prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte, a UTR (Usina de Triagem de Resíduos). Segundo informações da prefeitura, a usina já está em operação e processando diariamente 12 toneladas de resíduos sólidos. . Para a construção, foram investidos R$ 5 milhões, com financiamento do BNDES.
Com a inauguração da UTR, os trabalhadores cooperativados disporão de um sistema complexo e moderno de triagem, com vários galpões, banheiros, refeitório, novas máquinas de prensa, empilhadeiras e condições decentes de trabalho. São, ao todo, quatro esteiras – cada qual com 24 estações de trabalho -, além de outros postos, que permitem que a UTR funcione em três turnos de 8h.
De acordo com o presidente de uma das cooperativas, Daniel Arguelho, de imediato 80 famílias vão trabalhar no local. “Saímos do lixão e hoje temos um local digno para trabalhar. A inauguração desta usina é a realização de um grande sonho de todos os catadores. Desde 2007 nós acompanhamos esta obra e hoje temos a realidade do seu funcionamento. Agradeço ao prefeito Gilmar Olarte e à direção da Solurb pela realização da Obra. Vamos trabalhar em união porque estamos aqui para somar e não para dividir”, comentou.
O diretor-presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Marcos Cristaldo acompanhou a construção da UTR desde seu início. “Os problemas não foram poucos e tivemos por duas vezes incêndio neste local. Tudo foi superado e hoje nós vivemos um novo ciclo de reciclagem do lixo. Este é um projeto vitorioso e quero agradecer ao prefeito Gilmar Olarte e a direção da Solurb no empenho da construção desta importante Obra. Nós começamos recolhendo materiais recicláveis em 32 mil residências e que já foi ampliada nesta gestão para 100 mil residências. Isso mostra o comprometimento desta administração com o social e com o meio ambiente. Com certeza a inauguração desta obra é um marco para o desenvolvimento da Capital”, completou.
O diretor-presidente da Funsat (Fundação Social de Campo Grande), Cícero Ávila reforçou que a inauguração da UTR é um marco para o tratamento do Lixo na Capital. “Aqui tem a união de todos, nós da Prefeitura trabalhamos para a qualificação do mais de 200 trabalhadores, organizamos o setor contábil para os catadores, tudo isso custeado pela Prefeitura de Campo Grande. Hoje é um grande marco na história da Capital. Estamos pondo um fim no trabalho insalubre e começando uma nova etapa com um local digno para os recicladores com todas as garantias e direitos trabalhistas”.
O defensor público Guilherme Cambraia classificou a inauguração da UTR como inclusão social para os trabalhadores. “Todos estão de parabéns pelo grande presente, que é esta obra grandiosa que vai abrigar os trabalhadores. Estamos presenciando aqui a inclusão social das pessoas. Parabéns prefeito e diretores da Solurb”.
Para o procurador do Ministério do Trabalho, Leontino Ferreira Júnior a construção será um local digno para os trabalhadores. “Aqui eles não terão risco de ser soterrados e com todos os direitos trabalhistas. Vamos continuar atuando para prolongar os direitos dos trabalhadores”.
O prefeito Gilmar Olarte disse que eles desempenham um importante papel de preservação ambiental para a sociedade de Campo Grande. “Nós precisamos muitos de todos os trabalhadores desta Usina. Estou muito feliz por inaugurar esta obra em nossa cidade. Com certeza, a UTR será um marco para nossa sociedade e servirá de referência para outras cidades. O que nós queremos é ver os trabalhadores desempenhando suas atividades num local seguro e saudável. Agradeço o empenho de nossa equipe de secretariado que tem nos ajudado a vencer obstáculos e realizar grandes obras para a Capital”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.