Secretário de Saúde do Estado diz que Marinha vai disponibilizar mamógrafo
Aparelho será doado para o município de Ladário
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aparelho será doado para o município de Ladário
O chefe da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Nelson Tavares, divulgou na manhã desta terça-feira (6), durante evento do Outubro Rosa, realizado na sede da Secretaria, que a Marinha do Brasil vai disponibilizar um mamógrafo para auxiliar na prevenção do câncer de mama, doença com alto índice de incidência em Mato Grosso do Sul.
Conforme Tavares, o aparelho será destinado à Ladário, distante 435 quilômetros de Campo Grande. Segundo o chefe da SES, os 79 municípios do Estado, serão equipados com mamógrafos disponibilizados pela Secretaria. “Todos terão à disposição o aparelho com diagnóstico central em Campo Grande”, assegura.
O evento de conscientização de prevenção do câncer de mama e alimentação saudável, realizado nesta manhã, contou com a participação da vice-governadora e titular da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Rose Modesto. Ela destaca que o foco é intensificar as ações de prevenção.
“Este é um mês em que temos a oportunidade de falar ainda mais sobre o assunto e conscientizar melhor as mulheres sobre a importância da prevenção. Esta é um amissão muito grande e estamos nos organizando levarmos isso às escolas, igrejas, bairros. É o momento de sensibilizar”, declara.
Questionada sobre as ações planejadas pela subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a chefe da pasta, Luciana Azambuja Roca, citou parcerias e disse que o objetivo é fazer com que a campanha atinja aldeias, quilombos e presídios.
“A subsecretaria atua em conjunto com secretarias municipais e pretendemos levar essa campanha de conscientização da prevenção do câncer para as aldeias, quilombos e para a população carcerária”, afirma.
Durante o evento, a primeira dama, Fátima Azambuja, destacou o trabalho realizado pela Caravana da Saúde e comentou que um dos principais obstáculos é a falta de conscientização sobre a prevenção.
“Não imagina que seria tão difícil trabalhar com prevenção, colocar na cabeça das pessoas que é importante fazer a prevenção. É um trabalho árduo e precisamos falar, fazer entender que os exames estão à disposição e que isso não significa procurar doença e sim prevenir”, frisa.
A campanha que segue até o dia 31 em todo o país. Nesta manhã, além de uma roda de conversa sobre o tema, servidores que participaram do evento assistiram ainda uma palestra sobre alimentação saudável.
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem desaparece em Campo Grande e mãe recebe ligação de possível sequestro: ‘Quer que mate ela?’
Mãe tentou mandar mensagens e fazer ligações para o celular da filha
Cohen passou pelo Brasil para recompor as relações bilaterais, após o estresse causado por declarações de Lula
Lula da Silva tornou-se persona non grata em Israel por falas intempestivas sobre a guerra do país contra grupos terroristas
[ BASTIDORES ] Após lucro com Opala, prefeito volta a investir em rifas
Gestor teve bens bloqueados após rifa
Idosa de 83 anos morre após dar entrada na UPA e polícia investiga maus tratos e abuso sexual
Caso aconteceu em Dourados nesta quarta-feira e é apurado como morte a esclarecer
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.