A competição acontece de 11 à 22 de novembro

e o pantanal sul-mato-grossense vão sediar nos dias 11 à 22 de novembro do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura, o Adventure Racing (AR) World Championship. A competição é conhecida mundialmente e reúne atletas de diversos países para percorrer uma prova de 715 quilômetros.

Para sediar a competição o governo do Estado anunciou na manhã desta segunda-feira (9), durante solenidade na governadoria, o apoio financeiro de R$ 145 mil. A intenção, conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é “divulgar a região do Pantanal para o mundo. O evento é um atrativo espetacular para nós e uma oportunidade de turismo, mas não aquele turismo que prejudica a natureza, como a pesca mas aquele que mostra a nossas belezas, o quanto o homem preservou”, analisa.

Anualmente a competição acontece em vários locais do mundo. Esta será a segunda participação do Brasil, pois, o Nordeste a sediou em 2008. Segundo a atleta e uma das idealizadoras do evento, Shub Guimarães, este ano o Pantanal foi definido em razão das beleza naturais que oferece “Não sabia que existia paisagens tão bonitas e um lugar tão maravilhoso como Pantanal. Precisava ser explorado e é isso que queremos fazer”, explica.

A competição conta com a participação de 22 países, entre eles República Checa, Suíça, Brasil, França, África do Sul e entre outros. Ao total serão 33 equipes, sendo 11 brasileiras, que terão que percorrer 715 km nas modalidades esportivas mountain bike, canoagem, técnicas verticais e trekking. Segundo organização, os atletas só conhecerão o trajeto um dia antes da competição e receberão mapas e bússolas para cumprir a prova.

Ao total, o evento terá investimentos de R$800 mil e contará com apoio logístico do Exército, Marinha e da Polícia Militar Ambiental.