Municípios eram criados para compensações políticas

Mato Grosso do Sul é um estado novo, foi criado em 1977 com a divisão do então estado do Mato Grosso e seus municípios, em sua maioria, também são novos. Nesta quarta-feira (13) por coincidência oito municípios fazem aniversário. Seis foram criados em 1976 e dois em 1980.

Para entendermos a lógica sobre essas coincidências o Jornal Midiamax conversou com o historiador e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Hildebrando Campestrini. Segundo ele, o aniversário desses municípios nada mais é do que uma escolha política.

Campestrini explica que os municípios eram criados para compensações políticas e por isso, não só hoje, há vários que fazem aniversário no mesmo dia. “São jogadas políticas em que havia essas compensações, a convivência política. A política na época era essa, nas compensações, nas trocas”.

Ainda de acordo com o historiador, na época o sul de Mato Grosso começou a crescer muito e com isso novos municípios foram criados. “Nesta época era tudo conveniência política, os municípios não eram mais criados por conta do padroeiro ou alguma data comemorativa”.

Conheça os municípios que estão fazendo aniversário:

No dia 13 de maio de 1976 foram criados os seguintes municípios: , Aral Moreira, Deodapolis, Eldorado, Sete Quedas e Tacuru. Quatro anos depois foram criados a cidades de Bodoquena e Itaquiraí.