Ministro se reúne com índios e ruralistas para tentar não judicializar briga por terra
José Eduardo Cardozo propôs um pacto de paz
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
José Eduardo Cardozo propôs um pacto de paz
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reuniu na quarta-feira (4), com representantes indígenas e produtores rurais do Estado para propor um consenso e resolver a disputa por terras entre índios e fazendeiros. De acordo com o Ministério da Justiça, a AGU (Advocacia-Geral da União) deve avaliar os processos judiciais e a titulação da áreas para tentar encontrar uma solução imediata que evite a judicialização.
O consenso se refere a cinco áreas: Cachoeirinha, em Miranda, onde vivem os indígenas da etnia Terena; Arroio Korá, em Paranhos, e Ñanderu Marangatu, em Antônio João, áreas com a presença da etnia Guarani-Kaiowá; Potrero Guaçu, também em Paranhos, área dos Guarani Ñandeva; e Guyraroka, em Caarapó.
O ministro propôs um pacto de paz na região para que não seja mais necessária a presença do Exército. Consta na nota do Ministério da Justiça, que indígenas e produtores rurais concordaram com a proposta.
Antônio João
Em Antônio João, o conflito entre índios e fazendeiros se intensificou no fim de agosto e chegou o ápice com a morte do indígena Semião Vilhalva, de 24 anos. Até o momento, a Polícia Federal não esclareceu quem disparou o tiro que matou o rapaz. Após o ocorrido, o Exército foi deslocado à região.
Após o assassinato, o ministro da Justiça José Cardozo esteve em Campo Grande em reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), produtores rurais e líderes indígenas. Foi estabelecido que cinco áreas serão escolhidas para iniciar o processo de diálogo para dar fim ao impasse que se estende por décadas. Para isso, assim como foi na terra indígena Buriti, será montada uma comissão para julgar essa demarcação com o governo federal, o assessor do ministro da Justiça, Flávio Chiarelli, e o presidente da Funai, João Pedro e representantes estaduais.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Vasco apenas empata com o Juventude no Brasileirão e sai vaiado de São Januário
Resultado irritou a torcida vascaína que vaiou o time após o apito final
Homem é detido após fazer arruaça no Terminal Guaicurus e reagir à abordagem da Guarda Civil
Guarda Civil apreendeu com o homem porções de entorpecentes
Em cadeia de rádio e TV, Cármen Lúcia convida cidadãos a votar
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo (6) para exercer seu “direito fundamental”
São Paulo é preguiçoso, leva gol de bicicleta e cai para o Cuiabá na Arena Pantanal
Donos da casa derrotaram os paulistas por 2 a 0 em uma Arena Pantanal vazia em partida válida pela 29ª rodada da competição
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.