Cotidiano

Maquinário importado é utilizado na prevenção contra buracos na BR-163

Sela trinca impermeabiliza rachaduras impedindo surgimento de buracos

Arlindo Florentino Publicado em 23/12/2015, às 14h02

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Sela trinca impermeabiliza rachaduras impedindo surgimento de buracos

Embora utilize de materiais de boa boa qualidade a CCR MSVia já demonstra preocupação na conservação do pavimento da BR-163 e para tanto vem utilizando um equipamento importado conhecido como sela trinca que impermeabiliza as áreas trincadas conforme elas comecem a surgir com isto a estimativa é que dobre a vida útil do pavimento.

Como é uma ação preventiva, acontece normalmente em pavimentos que ainda não apresentam buracos. A máquina abre a trinca e aplica o selante até o topo, ou seja, a camada mais superficial da rodovia. Essa aplicação é limitada até um pouco acima da trinca para não causar problemas.

Neste trabalho é utilizado um material chamado rodo selante, que tem maior durabilidade diante dos fatores climáticos de Mato Grosso do Sul, com períodos de muitas chuvas intensas e outros de altas temperaturas e baixa umidade do ar. O selante é um material composto de cimento asfáltico modificado com adição de elastômeros de última geração e alto desempenho, o que acaba lhe conferindo aderência, alongamento com memória elástica, flexibilidade e resistência à fadiga, proporcionando assim uma maior capacidade para suportar as movimentações do pavimento.

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