Pular para o conteúdo
Cotidiano

Manifestantes se reúnem para protestar contra homenagem a Bolsonaro

Manifestantes se reuniram em frente do Comando-Geral da PM onde acontece a homenagem
Arquivo -

Manifestantes se reuniram em frente do Comando-Geral da PM onde acontece a

Cerca de 40 pessoas se reuniram nesta quarta-feira (22), em uma manifestação contra a homenagem feita pela Associação dos Oficiais Militares de Mato Grosso do Sul ao deputado federal pelo , Jair Bolsonaro (de saída do PP). Na manhã, o parlamentar recebe a Medalha Tiradentes.

Bolsonaro foi indicado pela Associação dos Oficiais Militares de Mato Grosso do Sul para receber a honraria. A associação afirma que ele é um ‘grande defensor das polícias militares do Brasil e de seus integrantes’. A entidade revela que o parlamentar serviu o Exército Brasileiro no município de , como capitão, entre os anos 1979-1981, durante a ditadura militar.

O presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul) Júlio Valcanaia, que está entre os manifestantes, afirma que a homenagem fere os princípios do que defende a Comissão de Direitos Humanos.

“Não desumanizo a pessoa do deputado, mas o que ele defende é contra a política de direitos humanos. A OAB enquanto instituição formalizou o pedido de revogação da homenagem. Esta homenagem vem na contramão do que diz os direitos humanos”, justifica.

Vacanaia também criticou o governo do Estado por aceitar a homenagem. “O governo está referendando uma pessoa que representa retrocesso em relação a política humana. Isso é um contrassenso. Ele defende pena de morte e a não punição de crimes cometidos contra a ditadura”, ressalta.

Os manifestantes estão com cartazes com frases de repúdio ao deputado. “Só para a PM é uma honra te receber, para o povo não”, afirmam.

Um pequeno grupo formado por  cinco pessoa defende a homenagem. Uma das manifestantes, Del Franco, de 52 anos, diz que apoia os projetos do parlamentar. “Nós somos contrários ao comunismo. Concordamos totalmente com a homenagem. Apoio seus projetos. Ele é merecedor da homenagem”, declara.

O grupo segura cartazes parabenizando a Associação dos Oficiais Militares pela homenagem. “Parabéns a PM/MS pela justa homenagem ao deputado Jair Bolsonaro”.

Notas de repúdio – Antes da entrega da medalha, grupos de gays, o deputado estadual Pedro Kemp (PT), a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), e a OAB, chegaram a emitir nota de repúdio ao oferecimento da Medalha Tiradentes, da Polícia Militar, ao parlamentar e pediram para que ele não fosse homenageado pelo governo do Estado.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) chegou a tentar minimizar as discussões. “É uma questão pessoal, esta polêmica fica com ele”, declarou a respeito do assunto.

Os manifestantes estão na frente do Comando-Geral da Polícia Militar, onde acontece a homenagem. A Polícia Militar limita o acesso do grupo e afirma que a medida é uma questão de segurança.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)