Índios relatam suposto ataque em fazenda ocupada em Coronel Sapucaia
Tiros teriam sido disparados e barracas queimadas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tiros teriam sido disparados e barracas queimadas
Indígenas da etnia Guarani-Kaiowá que ocuparam nesta semana uma fazenda em Coronel Sapucaia, distante 380 quilômetros de Campo Grande, afirmam que foram atacados nessa quarta-feira (24). Na manhã desta quinta-feira (25), os índios usaram a página “Resistência do Povo Terena”, no Facebook, para relatar o ataque.
Conforme informações, dos indígenas do acampamento de Kurusu Ambá, durante o ataque foram efetuados vários disparos contra o grupo. Além disso, crianças e mulheres teriam sofrido tentativas de atropelamento.
Durante o suposto ataque, barracas teriam sido totalmente queimadas. Segundo o coordenador do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Flávio Vicente Machado, lideranças do acampamento informaram que três indígenas e um bebê estão desaparecidos.
O coordenador explica que havia um acordo para que fazendeiros deixassem o local, no entanto, a Polícia Federal não acompanhou a saída dos produtores rurais. Na tarde de ontem, o grupo teria sido atacado.
“o acordo é que os fazendeiros sairiam e retirariam todos os bens e os gados, mas isso não aconteceu. Estava falando com uma das lideranças e cheguei a ouvir alguns tiros. Sabemos que o clima está bastante tenso”, declara.
O coordenador do Cimi diz que a ocupação representa 120 guaranis-kaiowas que estavam refugiados na Aldeia Taquaperi, onde vivem outros dois mil indígenas e que o suposto ataque e desaparecimento de pessoas serão investigados. Em 2007, uma ansiã do grupo teria sido assassinada a tiros durante um conflito.
Ocupações – Outras duas ocupações foram realizadas ontem em Aral Moreira, a 402 quilômetros da Capital. Trabalhadores teriam sido retirados das propriedades rurais e a ocupação seria retaliação à morte de um ‘cacique’ em outra fazenda da região.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.