Indígenas estão há mais de oito meses sem água potável em aldeia de MS

Sesai tem 15 dias para reabastecer serviço aos moradores da aldeia Arroio Korá, em Paranhos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sesai tem 15 dias para reabastecer serviço aos moradores da aldeia Arroio Korá, em Paranhos

A Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) tem 15 dias a partir de sexta-feira (15) para fornecer água potável na aldeia Arroio Korá, em Paranhos, sul do estado. Há pelo menos 8 meses os indígenas sofrem com irregularidades no abastecimento por caminhões-pipa e reclamam do baixo volume de água fornecida.

Na comunidade indígena, há três caixas d’água que comportam, juntas, 36 mil litros de água. Contudo, apenas 16 mil litros são fornecidos semanalmente. A diferença é sentida pelos moradores e intensificada com frequentes atrasos no abastecimento. Segundo os indígenas, em dias chuvosos o fornecimento de água não é realizado, já que as péssimas condições de acesso à aldeia dificultam a passagem dos caminhões-pipa.

Decisão

Na liminar, feita após denúncia do MPF (Ministério Público Federal), a Justiça ordenou a Sesai a restabelecer, em 15 dias, a partir na notificação, o fornecimento semanal de, no mínimo, 30 mil litros de água potável aos moradores de Arroio Korá. Caso descumpra a decisão, o órgão está sujeito à multa diária de R$200.

(Com informações do Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul)

Conteúdos relacionados

chuva