Paciente foi levada para UPA com insuficiência respiratória

Sem vaga em nenhum dos hospitais de Campo Grande, a paciente Elayde Bautha Presa, de 91 anos, está desde a última terça-feira (25), internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Vila Almeida, localizada na região oeste da Capital. Ela foi levada para a unidade depois de sofrer insuficiência respiratória.

A cuidadora, Carmen Ferreira de souza, de 41 anos, que cuida da idosa há 6 anos,disse que a Elayde estava em casa quando começou a passar mal no último dia 20. “Levei ela na UPA e o médico nem olhou para cara dela. Passou uns antibióticos e mandou que voltássemos para casa”, afirma. Na última terça-feira, a paciente voltou a sentir um mal-estar e foi socorrida por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que a encaminhou para a UPA Vila Almeida, onde permanece intubada.

“O SUS [sistema Único de Saúde] é o plano de saúde mais caro e que não funciona. Pagamos por ele a vida toda e quando precisamos não tem nem mesmo vaga. Os enfermeiros disseram que estão tentando a transferência, mas não têm nenhuma previsão. Enquanto isso ela fica lá sem os cuidados necessários. Está com o mesmo curativo feito antes de ser internada”, ressalta.

A equipe do Jornal Midiamax, entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber um posicionamento a respeito do fato e foi informada de que a idosa está recebendo “toda a assistência que uma Unidade de Pronto Atendimento por oferecer” e que “ o quadro de saúde está estabilizado”.

O chefe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) , Ivandro Fonseca, também foi procurado pela equipe de reportagem, no entanto, os telefones estão desligados.

WhatsApp: fale com os jornalistas

O leitor enviou as informações ao WhatsApp do Jornal Midiamax, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.