Cartão de crédito é o vilão do endividamento

O número de famílias endividadas cresceu em outubro em relação ao mês anterior, segundo pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviço e Turismo), em outubro. Segundo a pesquisa 60,4% das famílias tem compromissos parcelados contra 58,3% em relação ao mês anterior.

A pesquisa revela que o vilão do endividamento é o cartão de crédito com 75,1%, em segundo lugar os carnês com 28% e o financiamento de carros com 18,5%. Muitas famílias campo-grandenses estão com contas em atrasos, com 52,4% contra 46,9%.

Dos entrevistados 51,4% afirmaram não ter como pagar as contas, 26% apenas uma parte e 13,6% afirmaram que terão condições de quitar suas dívidas. O comprometimento da renda de muitas famílias cresceu, 60,2% tem até 50% da renda comprometida com contas, enquanto 29,3% já ultrapassou os 50% da renda familiar.

“Estamos em um tempo de cautela, principalmente, com a chegada do período natalino”, fala Edison Araújo, presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul).