Reeducandas são do presídio de Corumbá

Emoção e muitos aplausos marcaram a apresentação do coral “Vox in Libertae”, formado por reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, em Corumbá, durante a abertura da 4ª edição da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, nesta sexta-feira (14), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Autoridades civis, militares e representantes de diversos segmentos do gênero, bem como a população em geral, se encantaram com o talento das reeducandas, ao apresentarem canções como: “De o seu Melhor”, “Aleluia” e “Você estava ali”. A última canção teve a participação especial de um reeducando do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá.

O coral faz parte do projeto “Sala de Música”, da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), desenvolvido no presídio desde 2009, que trabalha a arte musical como atividade terapêutica, ajudando a proporcionar mais harmonia e tranquilidade ao ambiente prisional.  “A ressocialização das reeducandas é uma preocupação constante da Agepen e o projeto visa trabalhar esse ponto, preparando elas para o retorno à sociedade”, destacou durante o evento a diretora do presídio, Anelize Lázaro de Lima.

Segundo Anelize, inicialmente, o projeto pretendia somente contribuir para canalizar positivamente as questões emocionais, mas hoje envolve até mesmo instrução de técnicas vocais, possibilitando a profissionalização do coral para apresentações ao público, como a ocorrida na conferência. “Já tivemos várias apresentações fora do presídio e, a cada lugar que elas se apresentam, um espetáculo novo que surpreende quem assiste”, afirmou a diretora.

Para que “Vox in Libertae” aconteça e tenha chegado ao sucesso conquistado, o coral conta com a parceria da Banda Municipal Manoel Florêncio.