Ao todo, 13 municípios foram atingidos por temporal

Depois das fortes chuvas que provocaram estragos em vários municípios de Mato Grosso do Sul, a decretou estado de emergência em seis cidades, Amambai, Itaquiraí, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru. O levantamento sobre os estragos ainda não foi concluído. 

Conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado, 13 municípios foram afetados. São eles, Amambai Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Ao todo 28 pontes, estaduais e municipais foram destruídas e outras 18 ficaram danificadas. Os danos nas rodovias ainda estão sendo apurados. Em Naviraí, distante, 359 quilômetros de , a chuva provocou uma erosão e comprometeu casas em uma das avenidas do município.

Na última quarta-feira (25), em Dourados, distantes 225 quilômetros da Capital, a chuva deixou parte da cidade sem energia elétrica, arrastou um veículo, alagou ruas e interditou túneis que ligam os Parques das Nações. Em Japorã, a 477 quilômetros de Campo Grande, um jovem de 25 anos morreu na madrugada depois de ser atingido por um raio durante um temporal.

Em Amambai, chuva da última terça-feira (24), foi acompanhada por descargas elétricas e granizos a 350 quilômetros da Capital. Um dia antes, na segunda-feira (23), um temporal com chuva e ventos fortes derrubou árvores, destelhou casas, currais e deixou um rastro de destruição na zona rural da cidade.

Na madrugada de terça-feira, em Tacuru, a 416 quilômetros de Campo Grande, a força da enxurrada criou uma cratera na MS-160, próximo da entrada da município, no trecho da via que liga a sede do município a junção das rodovias, MS-156 (Tacuru-Amambai) e MS-295 (Tacuru-Iguatemi).

A via é o único acesso pavimentado à Tacuru. Também no município, pelo menos quinze postes de concreto de sustentação da rede elétrica caíram por conta do temporal.