vai ceder funcionários para a superintendência do MTE

Um convênio firmado nesta segunda-feira (7) entre a Funsat (Fundação Social do Trabalho de ) e o MTE/MS (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul) vai diminuir o tempo de espera para quem vai tirar a carteira de trabalho. A emissão, que atualmente demora de 25 a 30 dias, deve diminuir para até 48 horas. 

Pelo convênio, a Funsat vai disponibilizar trabalhadores para a superintendência realizar as emissões da carteira de trabalho. De acordo com o diretor-presidente da Funsat Aldo Eurípedes Donizete, será feito em primeiro momento, um mutirão para finalizar a demanda reprimida. Devem ser enviadas até seis funcionários. Depois, dois funcionários da Funsat ficarão a disposição de forma permanente. “A população ganha, pois precisa do documento com agilidade. Muitos precisam rapidamente para já começar a trabalhar”, diz. 
 
De acordo com o superintendente do MTE/MS Yves Drosghic, por lei, somente a  superintendência pode fazer a carteira, mas existe um deficit de pessoal. Campo Grande é responsável por fazer a emissão de carteira para mais de 50 cidades do interior do Estado. “Com exceção das grandes cidades, as cidades do interior enviam os dados e a carteira é emitida aqui. Campo Grande tem em média duas semanas para devolver a carteira”. 

Por mês, a expectativa é para a emissão de aproximadamente 10 mil carteiras.