Carro tinha menos de dois anos de uso

A concessionária Automaster Veículos e a montadora Ford do Brasil foram condenadas após Ecosport ir dezesseis vezes para a oficina em menos de dois anos de uso em Campo Grande. As empresas terão de disponibilizar veículo para a consumidora até o julgamento de uma ação de obrigação de fazer, em que a autora reivindica a substituição do veículo adquirido.

A campo-grandense havia adquirido da Automaster Veículos Ltda. um veículo zero quilômetro, modelo Nova Ecosport, em outubro de 2013. Com menos de dois anos de uso, esse veículo foi levado por dezesseis vezes para reparos, nas concessionárias Monza e Automaster.

Como o problema não foi resolvido, quando do último defeito apresentado a autora ingressou com ação de obrigação de fazer, pleiteando inclusive a substituição do veículo. Em primeiro grau não houve liminar para que a consumidora pudesse ter um carro reserva.

A decisão         

Em segundo grau, o relator do agravo concedeu a tutela antecipada e determinou às rés Automaster e Ford Brasil que disponibilizassem para a consumidora um carro reserva.

Essa decisão foi referendada por unanimidade no julgamento do agravo, determinando a 5ª Câmara que a concessionária e a Ford do Brasil, solidariamente, disponibilizem carro reserva com conforto igual ou semelhante ao veículo adquirido, com a possibilidade posterior de que a Ford venha a reparar os danos também ocasionados à Automaster, por se tratar eventualmente de defeito de fábrica, o que está sendo apurado na ação principal.         

(Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul)