Após reclamação de idosos, supermercados deverão informar sobre produtos
Pedido é da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pedido é da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos
A Justiça negou pedido de recurso e obrigou a rede de supermercados de Campo Grande Rede Econômica a informar a presença de glúten nos produtos, além da advertência de que “o glúten é prejudicial à saúde dos portadores de doença celíaca” nos produtos de fabricação própria. O pedido é da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Campo Grande.
A rede de supermercados entrou com recurso alegando que há evidências da existência de etiqueta informando a presença de glúten nos seus produtos e aponta que atende a determinação contida no §1º, da Lei nº 10.674/03, que não especifica a necessidade de único elemento de identificação. Esclarece ainda que, como os produtos são vendidos em bandejas e em sacos de papel, não se pode falar na obrigatoriedade de a informação estar inscrita em um único rótulo e ao final requer o provimento do recurso a fim de julgar improcedente a ação.
Já a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos também apresentaram recurso com o intuito de reformar a sentença para que a requerida informe também a advertência de que “o glúten é prejudicial à saúde dos portadores de doença celíaca”, sob a alegação de que são direitos básicos do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e composição, bem como sobre os riscos que apresentem e que é mais provável que o consumidor sofra dano com a falta de informação do que com o excesso de informação. Requer ainda que a requerida seja condenada a pagar indenização por dano moral coletivo.
A decisão
O relator do processo destacou em seu voto o direito básico do consumidor em ter a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição e qualidade e considerou insuficiente a informação “contém glúten” ou “não contém glúten” para alertar de forma adequada e clara a respeito da nocividade do produto para as pessoas portadoras da doença celíaca.
Ao analisar as fotografias constantes nos autos, o relator constatou que nem todos os produtos comercializados pela requerida contém a advertência necessária a respeito de que o glúten é prejudicial à saúde de pessoas portadoras de doença celíaca, bem como que, em alguns deles, a advertência de presença de glúten consta em local inadequado, embaixo da bandeja do produto.
O desembargador apontou ainda as informações constantes na sentença proferida em 1º grau que relatou que o organismo das pessoas portadoras da doença celíaca se autoagride ao ingerir alimentos com glúten, de forma a causar irritação na parede do intestino delgado e lesões intestinais, o que prejudica a absorção de nutrientes e com o tempo ocasiona uma série de problemas como anemia, perda de peso e outras doenças graves.
Dessa maneira, o relator negou provimento ao recurso de apelação interposto pela rede de supermercados e proveu parcialmente o recurso da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos no sentido de determinar que, além da expressão “contém glúten” ou “não contém glúten”, faça constar também a advertência “o glúten é prejudicial à saúde dos portadores de doença celíaca”.
(Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul)
Notícias mais lidas agora
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Justiça concede liberdade a ‘Acumulador da Rua Planalto’ com uso de tornozeleira eletrônica
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Últimas Notícias
Grávida, Isabel Veloso mostra rostinho do filho após câncer se espalhar: “Lindo”
Lutando contra um câncer, Isabel Veloso emocionou os seguidores ao compartilhar registros do rostinho de Arthur; veja imagens
Inflação oficial perde força e fecha novembro em 0,39%
Em 12 meses, IPCA de 4,87% supera meta do governo
Artistas de MS com mais de 60 anos serão premiados com ‘Pioneiros das Artes’ em MS
A Fundação de Cultura lançou edital de chamamento público, com a segunda edição do Prêmio ‘Pioneiros das Artes de Mato Grosso do Sul’. A primeira edição foi lançada pelo órgão estadual em junho de 2023. O edital é realizado com recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir…
Gás de cozinha fica R$ 0,63 mais caro e sindicato de MS prevê impacto na ceia de Natal
Reajuste reflete novo modelo de comercialização do GLP da Petrobrás
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.